Cloud

Servidores Dedicados, VPS e Computação nas Nuvens


O termo Cloud Server surgiu como um novo conceito no mercado e tem recebido grande destaque comercial. Temos percebido, no entanto, o surgimento de muitas dúvidas entre os usuários finais: o que é um Cloud Server? O que é um VPS? O que é Cloud Computing? Tentaremos, de forma bastante breve e objetiva, esclarecer estas dúvidas.

Cloud Computing

Na computação nas nuvens, o sistema e dados estão hospedados e sendo executados em uma rede de computadores. De forma geral, o computador do usuário dependerá somente do sistema operacional, navegador e acesso à rede, funcionando como um terminal que acessa o sistema hospedado. Com isso, esta rede computacional que executa a aplicação e armazena seus dados é chamado de Cloud (Nuvem). Esta nuvem é composta de servidores.

VPS

Virtual Private Server ou Servidor Privado Virtual é um servidor, privado, resultante do particionamento de um servidor físico. Este servidor terá sua própria distribuição Linux, seu próprio HD, memória etc (recursos estes resultantes do particionamento do hardware físico). Um Cloud Server é um VPS.

Cloud Server

Possui as mesmas características do VPS, porém traz a idéia de um servidor nas nuvens, que pode estar em um momento em um hardware e posteriormente em outro. Tecnologias de virtualização de Cloud são basicamente as mesmas do VPS, porém utilizando um Hypervisor que gerencia cada node e os servidores nele hospedados. Como não existe um padrão para esta definição, a partir deste conceito, surgem algumas variações de acordo com a plataforma utilizada (ou até mesmo diferentes visões de acordo com objetivos/estratégias comerciais).


O que eu tenho na VirtuaServer?

Como primeira empresa do Brasil a comercializar servidores virtualizados, nossos clientes já desfrutam das vantagens de virtualização e/ou Cloud desde 2004. Trabalhamos com armazenamento redundante, possibilidade de migração entre nodes em tempo real, upgrades/downgrades transparentes e até mesmo a possibilidade de ter seu servidor migrado para outro IDC e/ou localidade geográfica (ex: Brasil para EUA ou vice-versa com interrupção média de 5 minutos).

  • Armazenamento Redundante;
  • Possibilidade de Migração em tempo real entre nodes;
  • Possibilidade de Migração em tempo real para outro DataCenter/localidade geográfica;
  • Upgrades/Downgrades transparentes;
  • Possibilidade de Migrações em tempo real para hardwares dedicados;
  • Módulo opcional de backups no Cloud através do DataSafe;
  • Reboots Remotos com poucos cliques através do VirtuaManager;
  • Reinstalações Remotas com poucos cliques através do VirtuaManager.